Enfermeiro da Qualidade
ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS
• Organizar o processo de gerenciamento de risco na Instituição, de forma sistêmica e sistemática com a finalidade de detectar precocemente situações que podem gerar consequências às pessoas, à organização e ao meio ambiente.
• Mapear os riscos com objetivo de garantir a segurança ao paciente, familiares e colaboradores;
• Desenvolver as medidas preventivas, atuar como o integrador, facilitador e coordenador na comunicação entre os membros da equipe multiprofissional, pacientes e seus familiares, minimizando danos e prejuízos;
• Participar das discussões sobre os riscos gerenciados na Instituição e aplicar estratégias para a minimizar os eventos;
• Participar/elaborar medidas preventivas e corretivas para prevenir, detectar e reduzir consequências ou probabilidade de eventos;
• Avaliar a eficácia das notificações ou correções de procedimentos implantadas.
• Auditar prontuário, visando à obtenção de informações importantes sobre o gerenciamento do risco, para tomada de decisão; fazendo com que as informações contidas no prontuário possam subsidiar a analise com o uso de ferramentas de qualidade
• Entrevista com os envolvidos no processo assistencial para apoio na análise dos eventos adversos;
• Assegurar e capacitar a equipe no entendimento dos riscos e cultura de qualidade e segurança do paciente;
• Realizar e participar do monitoramento mensal dos riscos, através dos indicadores. Analisar, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente/Comissão de Segurança do Paciente, os eventos adversos graves e elaborar plano de ação para prevenção dos mesmos;
• Acompanhar e monitorar os indicadores assistenciais de processo, resultado e estratégicos para a instituição;
• Acompanhar e monitorar os protocolos assistenciais estratégicos para a instituição;
• Levantar e analisar os procedimentos existentes em todas as áreas da instituição, visando à sua padronização e formalização em procedimentos escritos, para utilização por todos os níveis organizacionais;
• Prover suporte quanto à programação e execução com base nas recomendações da acreditação vigente da instituição e legislação;
• Participar de comissões internas, visando a definir prioridades para o plano de implantação do sistema da qualidade, bem como para encontrar soluções para aumento de produtividade, melhoria de qualidade, mudanças de processos e redução de custos;
• Promover e executar treinamentos relativos à qualidade, prática assistencial e ferramenta da qualidade,
• Realizar auditorias internas com metodologia definida para processos assistenciais e auditoria clínica junto com as atividades da Comissão de Revisão de Prontuário;
• Identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a conscientização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e implementação das ações corretivas;
• Dar tratamento estatístico aos dados relacionados com a qualidade, para elaboração de relatórios gerenciais;
• Apoiar as demais áreas na solução de problemas, identificando e removendo barreiras e obstáculos, atuando como facilitador para mudança de comportamento e assimilação de mudanças;
• Fazer o acompanhamento das recomendações feitas às áreas auditadas para verificar a sua implementação ou as ações corretivas adotadas;
• Analisar dados referentes aos protocolos gerenciais e/ou institucionais e promover ação de melhoria e educativas;
• Realizar aplicação de questionários para os pacientes relacionados ao núcleo de desfecho;
• Submissão de dados em plataformas para benchmark externo;
• Utilizar ferramentas da qualidade para apoio na análise dos problemas;
• Utilizar a ciência da melhoria e o Lean para apoiar os gestores na melhoria contínua do processo.
PRÉ REQUISITOS:
Superior Completo com Pós-Graduação em Qualidade ou Gestão em Saúde
COREN Ativo
Requisitos
Estudos
Sobre HOSPITAL SANTA CATARINA
Acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida!
Esta é a missão que norteia o trabalho realizado há 117 anos pelo Hospital Santa Catarina - Paulista (HSC) e que faz da Instituição referência em atendimento seguro e humanizado na cidade de São Paulo.
O HSC é parte da Rede Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 17 Casas e cerca de 11,5 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.
Apoiado por tecnologia de ponta, infraestrutura moderna e profissionais altamente capacitados, o HSC atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade, zelando sempre pela qualidade e segurança dos pacientes.
A base de todo trabalho realizado pelos profissionais reside na essência da Instituição: a filantropia.
Tudo isso fortalecido pelo carisma e pelos princípios cristãos difundidos mundialmente pelas Irmãs de Santa Catarina há 450 anos, desde a fundação da Congregação, e que regem o relacionamento com pacientes, familiares e colaboradores.
Nossa equipe é formada por profissionais capacitados que têm um diferencial: a humanização, a fim de proporcionar um contato mais próximo e acolhedor para o nosso paciente. Também é importante que o novo colaborador conheça nossos valores:
Preservação da vida;
Humanização;
Dignidade;
Transparência;
Sustentabilidade.
Todos eles fazem parte da nossa missão como instituição e estão presentes no nosso dia a dia.
Confira as nossas vagas e venha fazer parte da nossa equipe!
Avenida Paulista, 200 – Bela Vista